JORNAL EXPRESSO - 10 negócios verdes para ganhar dinheiro
10 negócios verdes para ganhar dinheiro
Um estudo feito pela consultora inglesa Mintel, revela que quase 70% dos norte-americanos já compram produtos verdes com frequência. E a Green For All, organização americana que estuda e promove a economia sustentável, identificou 10 tipos de negócios que têm mais hipóteses de sucesso nesta área. "As pequenas empresas e os empreendedores serão a chave para resolver os nossos problemas com a economia e o meio ambiente", diz a pesquisa.
Veja quais os tipos de empresas com mais potencial lucrativo e sustentável.
Alimentação
Com as preocupações com uma alimentação mais saudável sempre a crescer, o estudo sugere que há oportunidades para empresas que invistam em alimentos produzidos localmente, sem componentes químicos ou pesticidas. Entre as oportunidades com mais potencial, os pesquisadores destacam a venda e produção de café orgânico, a organização de mercados locais ou cooperativas de produtores e restaurantes ou supermercados com produtos orgânicos. Em Lisboa, a cadeia desupermercados Brioque arrancou em 2008, já tem quatro lojas abertas.
Transporte
O transporte é um dos principais problemas das grandes cidades. O consumo de combustíveis poluentes é enorme e existem poucas alternativas sustentáveis. O estudo, no entanto, ressalta que mesmo negócios simples podem ajudar. O arranjo de bicicletas, por exemplo, poderia fazer crescer o número destes veículos não poluentes nas ruas. Outra opção são táxis com veículos híbridos ou empresas que promovam o aluguer de carros eléctricos para pequenas deslocações nas cidades.
Retalho
A procura de produtos eficientes, seguros e não tóxicos é crescente, de acordo com o estudo. Roupas feitas com algodão orgânico e corantes naturais, e cosméticos não testados em animais, estão na lista de startups que podem crescer. Um bom exemplo, neste caso, é a empresaThe Honest Company, da atriz Jessica Alba, que vende produtos não tóxicos e seguros para crianças.
Limpeza
Assim como as pessoas não querem vestir ou comer produtos pouco seguros para a saúde e para o meio ambiente, há mercado também para produtos de limpeza ecológicos. Itens biodegradáveis e serviços de limpeza certificados são citados na pesquisa. AStop & Washcom o seu conceito de lavagem manual e ecológica de carros tem-se expandido pelo território nacional através de franchising.
Reutilizar
O estudo diz que reutilizar materiais e produtos antigos é ainda melhor do que reciclar. O movimento chamado "upcycling" reconstrói peças usadas para aumentar o seu período de vida. Roupas e móveis são os itens que este estudo identifica como tendo mais potencial. AMonstrosé apenas um dos muitos exemplos que, em Portugal, faz reciclagem de mobiliário e decoração.
Construção
Mesmo que a preocupação não seja estritamente ecológica, muitas pessoas começam a procurar especialistas em construção para tornar as suas casas mais eficientes e reduzir as contas de água e luz. O estudo aponta esta como uma área de negócio em desenvolvimento, e destaca o investimento em telhados verdes, que são cobertos por plantas para reduzir a temperatura do ambiente e dar mais verde à paisagem.
Paisagismo
Por falar em teclados verdes, os paisagistas estão em alta dentro dos negócios sustentáveis. Em edifícios de escritórios que precisam de certificações, muitas vezes é preciso encontrar um profissional que adeque o projeto às normas vigentes. Outro tipo de negócio importante é o de canalizador, já que boas instalações evitam o desperdício de água.
Energia
A redução do aquecimento global depende da substituição dos combustíveis fósseis por fontes renováveis. O estudo identifica várias oportunidades para pequenas empresas que ajudem casas particulares e empresas a usarem este tipo de energia. Companhias que façam instalação de painéis de energia solar ou melhorem os isolamentos são exemplos de negócios que podem resultar nesta área. Veja o caso de sucesso da portuguesa Master Blank, que está a lucrar com a produção de espumas de isolamento térmico.
Tecnologia
Oestudo destaca a tecnologia da informação verde como uma das áreas de maior potencial. A ideia é criar negócios para prestarem serviços a outras empresas como consultorias e análises de gastos energéticos em data-centers, por exemplo. Outro exemplo é o de reciclagem de produtos eletrónicos.
Microfinanciamento
Apesar de a maioria dos bancos se tentarem colar a uma imagem de sustentabilidade, nem sempre é fácil conseguir financiamento para negócios verdes. Por isso, o estudo apresenta fundos de investimento-semente como uma oportunidade para empreendedores sociais. Para pessoas bem posicionadas e com uma vasta rede de contactos, organizações de microfinanciamento também são uma opção.
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A ANJE promoveu, dia 24 de Junho, em Oeiras, um conjunto de actividades, que permitiram o encontro de jovens empresários com o Presidente da República, Cavaco Silva. A associação colaborou assim no Roteiro para a Juventude, subordinado ao tema "Inovação e Empreendedorismo", no âmbito do qual aconteceu uma Mostra de Jovens Empresários, uma cerimónia de boas-vindas com a participação de empreendedores da região, bem como um jantar com cerca de 120 empreendedores, entre eles dois jovens casos de sucesso em matéria de inovação empresarial. "Através deste roteiro, a ANJE procurou dar a conhecer, ao Senhor Presidente da República e ao País, empresas e empresários da Economia do Conhecimento, que representam o empreendedorismo qualificado que queremos para Portugal. Reforçámos assim a certeza de que existe um Portugal novo e jovem que não pode ser subestimado", refere o Presidente da ANJE, Francisco Maria Balsemão. "Foram já esses os propósitos que pautaram a nossa intervenção num Roteiro da Juventude em 2008, altura em que as actividades se centraram no Porto. Agora, as atenções estão voltadas para os empresários da Grande Lisboa, que são aqui chamados a expressar toda a sua força", acrescenta o responsável. |
Cavaco Silva esteve, durante a tarde de quinta-feira, em Carnaxide, onde cumpriu um vasto programa de actividades. Em matéria de empreendedorismo jovem, o destaque vai para a visita do Presidente da República à Mostra de Jovens Empresários do Concelho de Oeiras. Co-organizada pela ANJE, em estreita parceria com as entidades locais, a iniciativa aconteceu no Centro Cívico de Carnaxide. A interacção com os empreendedores prosseguiu na cerimónia de boas-vindas ao Chefe de Estado, no Auditório Ruy de Carvalho. O roteiro acabou depois por culminar num jantar, no Centro de Congressos Lagoas Park Hotel.
Sucessos e obstáculos partilhados à mesa
Num ambiente mais próximo e informal, Cavaco Silva tomou a palavra para se dirigir a todos os que, ignorando a ainda escassa experiência profissional e as condicionantes do mercado, ousaram criar um negócio próprio. Antes disso, o presidente da ANJE teve por missão versar em nome dessa nova geração de líderes empresariais, abrindo caminho à intervenção de dois casos de sucesso: a AnubisNetworks, de Francisco Fonseca, e a MasterBlank, de Marta Vaz Alberto.
O Roteiro para a Juventude prosseguia o objectivo de passar uma forte mensagem de incentivo aos mais novos, partindo de histórias de inovação, mas também de experiências concretas de quem teve de ultrapassar obstáculos para se impor no mercado empresarial português e estrangeiro. Na mesma perspectiva, Francisco Maria Balsemão revela que a ANJE não deixou de "expor ao chefe de Estado os entraves ao empreendedorismo que ainda existem em Portugal, designadamente ao nível das políticas e serviços públicos, e tentar motivar o Senhor Presidente da República a exercer o seu magistério de influência no sentido de serem salvaguardadas as necessidades específicas dos jovens empresários".
Fonte: www.anje.pt , Fotos: www.presidencia.pt
Marta Alberto
32 anos
Empresariado
QUEM a vê, de vestidinho curto, não repara na mulher por trás da menina. Mas Marta Alberto, 32 anos, cria empresas desde os 17. O empreendorismo corre-lhe nas veias. Trabalha 12 horas por dia para que a Masterblank e a Masterblock produzam e vendam cada vez mais pranchas de surf e isolamentos térmico e acústico. No ano passado, recebeu da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) o Prémio de Jovem Empreendedora. E pensar que a ideia nasceu do facto de o namorado e sócio, João, ser surfista ... "Em Portugal, não havia empresas de blanks (o recheio das pranchas), e na Europa só há duas", explica. Esse facto, a juntar ao de haver cada vez mais surfistas e shapers em Portugal, levaram-nos a identificar a oportunidade de negócio. O pólo de inovação em Engenharia de Polímeros da Universidade do Minho foi o parceiro para encontrar a fórmula certa. "Isto parece um bloco de esferovite, mas tem uma série de particularidades", aponta. "A nossa mais-valia é o processo produtivo. Fazemos blanks à medida do que os shaperspedem, ao invés das soluções por catálogo". |
Aos 17 anos, a meio do curso de Gestão, fundou com dois amigos uma empresa de páginas web. Depois, juntou-lhe seis anos de experiência internacional, quando no 3º ano do curso fez um Masters tripartido entre Oxford, Madrid e Paris. Trabalhou no ateliê de Vivienne Westwood e, em Paris, entrou para a L'Oréal, onde esteve cinco anos. Se tivesse que dizer de onde lhe vem a motivação, falaria nos pais. "Olho para eles hoje, vejo duas pessoas de sucesso e penso: 'Quero ser assim'".
Fonte: expresso.pt