Sócia gerente foi um dos "talentos para a próxima década" escolhida pelo Expresso

15 de Fevereiro de 2011
Marta Alberto
32 anos
Empresariado
QUEM a vê, de vestidinho curto, não repara na mulher por trás da menina. Mas Marta Alberto, 32 anos, cria empresas desde os 17. O empreendorismo corre-lhe nas veias. Trabalha 12 horas por dia para que a Masterblank e a Masterblock produzam e vendam cada vez mais pranchas de surf e isolamentos térmico e acústico. No ano passado, recebeu da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) o Prémio de Jovem Empreendedora. E pensar que a ideia nasceu do facto de o namorado e sócio, João, ser surfista ...

"Em Portugal, não havia empresas de blanks (o recheio das pranchas), e na Europa só há duas", explica. Esse facto, a juntar ao de haver cada vez mais surfistas e shapers em Portugal, levaram-nos a identificar a oportunidade de negócio. O pólo de inovação em Engenharia de Polímeros da Universidade do Minho foi o parceiro para encontrar a fórmula certa. "Isto parece um bloco de esferovite, mas tem uma série de particularidades", aponta. "A nossa mais-valia é o processo produtivo. Fazemos blanks à medida do que os shaperspedem, ao invés das soluções por catálogo".


Aos 17 anos, a meio do curso de Gestão, fundou com dois amigos uma empresa de páginas web. Depois, juntou-lhe seis anos de experiência internacional, quando no 3º ano do curso fez um Masters tripartido entre Oxford, Madrid e Paris. Trabalhou no ateliê de Vivienne Westwood e, em Paris, entrou para a L'Oréal, onde esteve cinco anos. Se tivesse que dizer de onde lhe vem a motivação, falaria nos pais. "Olho para eles hoje, vejo duas pessoas de sucesso e penso: 'Quero ser assim'".

Fonte: expresso.pt